Direito de Família
Direito de Família
É obrigatório pagar pensão alimentícia?
Em caso de separação do casal, o menor tem direito à pensão alimentícia até os 18 anos. Caso esteja na faculdade, pode pedir prorrogação do pagamento até os 24 anos, mas cada caso será analisado por um juiz.
O pagamento de pensão é obrigatório até mesmo se os pais estão desempregados, ou se são menores de 18 anos. Em caso de desemprego, juízes fixam um percentual sobre o salário mínimo, geralmente de 30% a 40%. Quando o pai/mãe é menor e não pode fazer o pagamento, a responsabilidade pode ser repassada aos avós.
A visitação não pode ser negada por atraso de pensão?
A resposta é não!
O que a mãe/pai detentor da guarda pode fazer é acionar a justiça para que devedor seja obrigado a regularizar a situação. Caso não o faça, pode ser preso. Se o guardião resolver proibir a visitação, corre o risco de ser condenada por alienação parental.
Como consequência, pode perder a guarda do menor, e até ter suspensos seus direitos sobre o filho. A criança não pode ser usada como fonte de negociação entre os pais.
Quem fica com a guarda do menor em caso de separação?
Desde 2014, a Justiça prevê que os pais, se estiverem de acordo, devem tentar assegurar a guarda compartilhada. Nesse caso, os dois ficam responsáveis pelo menor e têm o mesmo peso na hora tomar de decisões e de assumir responsabilidades. As visitas são realizadas segundo a previsão dos próprios pais, e os custos do sustento do menor são divididos.
Caso a guarda compartilhada não seja possível, os pais podem decidir com quem o menor fica. Se isso também não for possível pela falta de entendimento, quem determina é Justiça, com base no que será melhor para a criança ou adolescente. Além disso, a Justiça também definirá valor da pensão e dias de visitação.
Gestante pode pedir pensão do pai da criança?
Sim! Não só pode como deve. O pedido chama-se "alimentos gravidícios" e prevê que o pai da criança auxilie a gestante com uma pensão mensal para ajudar no pagamento dos custos de alimentação, exames rotineiros, assistência médica e também psicológica.
Isso visa também garantir o desenvolvimento saudável do bebê.
Filho fora do casamento tem direito a herança?
Sim, possui os mesmos direitos que filhos do casamento.
A justiça afirma que um filho não pode ser prejudicado em detrimento do outro. Desse modo, caso o pai venha a falecer, a herança será dividida, sendo que uma parte fica com a viúva e o restante é dividido entre todos os filhos.
Se ficar comprovada fraude para negar o direito, a decisão pode ser anulada judicialmente e autores do crime correm o risco de serem punidos legalmente.